Laboratório de Acarologia Agrícola

Phone: 
+55 (19) 3429.4260 r. 328
Docente com atividade em conjunto: 
Support staff: 

Taxonomia de ácaros em plantas cultivadas e da vegetação natural, com vistas a utilizar estes conhecimentos no controle biológico de pragas. Desenvolvimento de tecnologia de uso de ácaros predadores no controle de pragas.

Acarologia é o ramo da Zoologia que se dedica ao estudo científico dos ácaros. O Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) tem um forte programa de ensino e pesquisa sobre estes animais no ambiente agrícola, abrangendo aspectos básicos e aplicados. Os temas tratados são diversos, abrangendo taxonomia, biologia, ecologia e controle de ácaros, com ênfase naqueles de interesse agrícola. No que se refere especificamente ao ensino, assuntos ligados aos ácaros são apresentados em disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação da ESALQ, assim como na disciplina optativa “Acarologia”. Na pós-graduação, a disciplina “Acarologia Agrícola” dedica-se integralmente aos ácaros.
 
Os trabalhos de taxonomia se referem primariamente aos ácaros encontrados em plantas e no solo, enquanto os trabalhos de controle se referem a todos os aspectos do manejo integrado. Dentre os vários laboratórios da USP-ESALQ que se dedicam ao estudo dos ácaros está o Laboratório de Acarologia Agrícola, que conduz pesquisas voltadas principalmente para o controle biológico de ácaros e a taxonomia de ácaros de importância agrícola. Pela ênfase dada aos estudos taxonômicos, o Laboratório de Acarologia Agrícola mantém uma coleção de ácaros com cerca de 15.000 exemplares catalogados, dos quais cerca de 1.000 correspondem a tipos de 200 espécies. A coleção tem representados principalmente ácaros de interesse agrícola, constituídos por espécies fitófagas e predadoras. A coleção é composta em sua maioria de ácaros do Estado de São Paulo, embora contenha também grande quantidade de exemplares de outros estados brasileiros e de vários países. Também pela ênfase aos estudos taxonômicos, profissionais e alunos ligados ao Laboratório tem dado ênfase à elaboração de catálogos e bases de dados taxonômicos e ecológicos de diversos grupos de ácaros.
 

ACARI DATABASES

  >>  

Phytoseiidae database

Base de dados com informações taxômicas das espécies de Phytoseiidae 

  >>  

Ascidae database 

Base de dados com informações taxômicas das espécies de Ascidae

  >>  

Blattisociidae database 

Base de dados com informações taxômicas das espécies de Blattisociidae

  >>  

Melicharidae database 

Base de dados com informações taxômicas das espécies de Melicharidae