Taxonomia de ácaros em plantas cultivadas e da vegetação natural, com vistas a utilizar estes conhecimentos no controle biológico de pragas. Desenvolvimento de tecnologia de uso de ácaros predadores no controle de pragas.
Biologia de insetos e Controle Biológico com ênfase a técnicas de criação e nutrição de insetos para programas de Controle Biológico com predominância de estudos com parasitoides de ovos.
Dinâmica e ecologia populacional de insetos, interações tróficas, modelagem computacional e ecologia de insetos florestais.
Apoiado em técnicas moleculares, aplicamos conceitos e ferramentas de genética de populações, filogenia molecular, genômica e transcriptômica para explicar questões da ecologia tradicional aplicadas ao Manejo Integrado de Pragas.
O laboratório está capacitado para a obtenção, isolamento, identificação e uso de compostos químicos, provenientes de estudos envolvendo as interações inter e intraespecíficas de insetos, plantas e microrganismos no meio ambiente.
Estudos ecológicos, comportamentais e moleculares de interações patógeno-planta-vetores que resultam na disseminação de doenças em plantas cultivadas, particularmente daquelas causadas por vírus e procariotos vasculares (bactérias fastidiosas e molicutes), visando obter informações básicas para o controle dessas enfermidades.
Interação Inseto-Planta com uma abordagem multidisciplinar dos temas: ecologia nutricional, resistência de plantas a insetos, mecanismos de defesa contra herbivoria, caracterização de moléculas elicitoras/efetoras, vias de sinalização hormonal de plantas em resposta a insetos, coevolução e ômicas aplicadas a entomologia agrícola.
Ecologia nutricional e molecular, regulação hospedeira, fisiologia da reprodução, controle biológico, nutrição, biologia do desenvolvimento, criação de insetos e criação in vitro.
Pesquisas visando ao aprimoramento e integração de estratégias para o manejo de pragas agrícolas (MIP), com ênfase nos estudos de seletividade de agroquímicos aos inimigos naturais e polinizadores, danos e prejuízos causados por insetos e ácaros, amostragem de pragas, estratégias e táticas para o MIP.
O laboratório de Patologia e Controle Microbiano desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão que estão relacionadas a problemas sanitários em criações de insetos e ao controle biológico de insetos e ácaros pragas. Ênfase tem sido dada no desenvolvimento de biopesticidas a base de fungos entomopatogênicos, ecologia e monitoramento ambiental dos fungos entomopatogênicos em agroecossistemas. O laboratório possui uma Coleção de Microrganismos Entomopatogênicos "Prof.
O Laboratório de Resistência de Artrópodes desenvolve pesquisas na área de detecção, monitoramento e manejo da resistência de pragas a táticas de controle, principalmente nas culturas de soja, algodão e milho. Ênfase na avaliação de risco e manejo da resistência de pragas a inseticidas e plantas geneticamente modificadas que expressam proteínas Bt no Brasil.
Identificação de variedades de plantas resistentes a insetos-praga e caracterização dos mecanismos de resistência envolvidos. Determinação de técnicas adequadas para identificação de variedades resistentes. Emprego da resistência varietal associada a outros métodos de controle de pragas. Avaliação da bioatividade de extratos e pós vegetais em relação a pragas e organismos não-alvo.
O Laboratório de Taxonomia de Insetos – LTI desenvolve pesquisas na área da sistemática e taxonomia de grupos recentes, especialmente táxons de importância agrícola. Atua na formação de recursos humanos capacitados a utilizar ferramentas taxonômicas tradicionais e modernas para a identificação e classificação de espécies.