Softwares

Anafau - Analise Faunística

O programa foi desenvolvido para ser aplicado em análises faunísticas de agroecossistemas enfocando as espécies predominantes onde, geralmente, as pragas estão incluídas. Essa análise não enfatiza as espécies raras e acidentais (singletons), por serem mais importante nas análises de ecossistemas naturais. Esse software permite caracterizar uma comunidade pelos índices de freqüência (porcentagem de indivíduos de uma espécie em relação ao total de indivíduos), abundância (número de indivíduos por unidade de área), dominância (ação exercida pelas espécies que recebem o impacto do meio ambiente e o transforma, podendo com isso causar o aparecimento ou desaparecimento de outras espécies) e constância (porcentagem de espécies presentes durante o levantamento populacional).

O programa classifica as espécies por categorias dentro de cada índice de acordo com a metodologia de Silveira Neto (1976), sendo que a dominância foi calculada pelo método de Kato (1952). Nesta classificação foi adicionada a classe extrema (super), referente aos valores discrepantes de número de insetos, discriminados através da análise de resíduos. Esses valores não são considerados no cálculo dos parâmetros de dominância, freqüência e abundancia e dos índices de diversidade e riqueza.

Também, são selecionadas as espécies predominantes (indicadores ecológicos) entre aquelas que atingiram a categoria máxima em todos os índices analisados. Além dos índices descritos, o programa calcula os índices de: equitabilidade (mede a uniformidade de distribuição dos indivíduos entre as espécies), diversidade (relação entre o número de espécies e indivíduos de cada comunidade) e similaridade (semelhança entre comunidades) que permitem as comparações dos diferentes sistemas de manejo da cultura. A comparação dos índices indicadores, cuja variância teórica é definida, foi feita através da sobreposição dos intervalos de confiança (overlap).

O Anafau é recomendado para grande diversidade de espécies. 

Referência: MORAES, R. C. B.; HADDAD ,M.L.; SILVEIRA NETO, S.;  REYES, A. E. L. Software para análise  faunística. In: 8º Simpósio de controle biológico. 2003, S. Pedro, SP. Anais do 8º Siconbiol, v.1, n.1, p. 195.

Download do programa

Utilização de dados do Excel no Anafau