Livros

Modelling Insect Populations in Agricultural Landscapes

Rafael A. Moral & Wesley A. C. Godoy
2024

 

The term agricultural landscape has become increasingly present in scientific texts. Its use makes possible a more comprehensive view of the aspects involved in crops and refuge areas, facilitating a deeper understanding of the biological processes inherent to the system. The concept of an agricultural landscape involves interactions between their primary elements: agriculture, environment, and natural resources. A brief reflection on this topic indicates that agricultural landscapes are highly complex systems, demanding specific tools to retain their main aspects, thus facilitating a quick interpretation of their nature and respective problems. The concept of a mathematical model meets this demand since models provide a simplification of systems, and because of this, they can be seen as “caricatures” of complex systems in which themain features correspond to the essence of the system. Entomology provides systems rich in interactions between organisms and plants dis-tributed in several different agricultural mosaics, which offer intriguing interactive scenarios (especially in tropical areas), but also pose challenging demands in terms of experimental design and mathematical and computational modelling. Although the models have played a significant role in understanding population patterns and predicting relevant scenarios for pest ecology, management, and conservation of natural enemies, laboratory and field studies can provide validation or a basis for theoretical developments, and have led to numerous advances in entomology over many years. The connection between models and data experimentally obtained has contributed to the establishment of a highly relevant database for studying agricultural landscapes. This book also reflects several decades of research devel-opment and teaching to undergraduate and graduate students at South American and European universities. Each chapter brings the authors’ perspectives on what is essential when carrying out research at the interface between entomology and mathematical/statistical/computational modelling.

ISBN: 978-3-031-43097-8


MOSCAS-DAS-FRUTAS NO BRASIL: CONHECIMENTO BÁSICO E APLICADO

Editores: Roberto A. Zucchi , Dori Edson Nava, Ricardo Adaime e Aldo Malavasi
2023

 

O Brasil ocupa uma posição de destaque no contexto da fruticultura, figurando na terceira colocação entre os principais produtores mundiais, atrás apenas de China e Índia. De sua produção total, 35% se destinam ao mercado externo. No entanto, expandir os embarques tem como principal entrave problemas de ordem fitossanitária, entre os quais as chamadas moscas-das-frutas. Nesta obra de dois volumes, mais de 120 autores oriundos de 66 instituições de pesquisa traçam um amplo panorama em temas relacionados às mais diferentes espécies de Anastrepha. São apresentadas informações-base que podem auxiliar em programas de monitoramento e controle sustentável desta praga de alto impacto econômico ao setor brasileiro de frutas. A obra agrega também dados e informações sobre registro de ocorrência das moscas-das-frutas em cada Estado do país, além de suas plantas hospedeiras e parasitóides.

ISBN: Vol. I – 978-65-89722-12-0 e Vol. II – 978-65-89722-18-2


Inseticidas Botânicos no Brasil

Editores: Leandro do Prado Ribeiro, José Djair Vendramim e Edson Luiz Lopes Baldin
2023

 

Obra essencial ao universo de pesquisas entomológicas, “Inseticidas Botânicos no Brasil” cobre uma lacuna de 15 anos sem novas publicações sobre o tema. Com uma abordagem multidisciplinar, o livro contempla todos os aspectos inerentes à pesquisa, experimentação e emprego prático dos inseticidas botânicos em programas de manejo de pragas, servindo como base para o ensino, experimentação e difusão desse campo da Ciência no Brasil. De forma didática e ilustrada, são apresentadas técnicas de extração, procedimentos de análise, formas de obtenção e formulação de produtos comerciais e de emprego de inseticidas botânicos em sistemas de produção agropecuária e no manejo de artrópodes-praga de importância agrícola, veterinária e para a saúde pública. Com as restrições ao uso de inseticidas sintéticos de largo espectro no manejo de pragas, o desenvolvimento de soluções ambientalmente sustentáveis ganha espaço, especialmente tendo como base ingredientes ativos dotados de diferentes modos de ação e que apresentam maior segurança, seletividade e biodegradabilidade.

ISBN: 978-65-89722-11-3


CONTROLE BIOLÓGICO COM PARASITOIDES E PREDADORES NA AGRICULTURA BRASILEIRA

José Roberto Postali Parra, Alexandre de Sene Pinto, Dori Edson Nava, Regiane Cristina de Oliveira, Alexandre José Ferreira Diniz
2022

O livro, voltado para macro-organismos (insetos e ácaros), e denominado “Controle Biológico com Parasitoides e Predadores na Agricultura Brasileira”, é dividido em cinco seções. Aborda assuntos básicos e aplicados, especialmente para elaboração de programas inter e multidisciplinares, desde a taxonomia até um modelo praga/inimigos naturais. Isso é fundamental para que bons resultados sejam obtidos em diferentes culturas, e esses resultados sejam transferidos ao agricultor. São capítulos escritos por especialistas de Controle Biológico no país.

ISBN: 978-65-89722-04-5


RESISTÊNCIA DE PLANTAS A INSETOS: Fundamentos e Aplicações

Edson Luiz Lopes Baldin, José Djair Vendramin e André Luiz Lourenção
2019

Há décadas, o uso de genótipos vem auxiliando na manutenção das populações de artrópodes-praga abaixo dos níveis de dano econômico, contribuindo significativamente com o MIP nas lavouras. No Brasil, as pesquisas com plantas resistentes a artrópodes se iniciaram na década de 1970 e se intensificaram a partir dos estudos de Carlos Jorge Rossetto e Fernando Mesquita Lara, principais difusores dessa técnica no país. No entanto, a última obra nacional relacionada ao tema foi disponibilizada há mais de 25 anos, estimulando a publicação do presente livro.

Em trabalho conjunto dos professores Edson Luiz Lopes Baldin (FCA/UNESP), José Djair Vendramin (ESALQ/USP) e André Luiz Lourenção (IAC), foi desenvolvido este livro cujo objetivo é reapresentar conceitos, discutir técnicas e aplicações, além de disponibilizar informações atuais sobre essa tática de controle. É uma obra que atende a todos os entusiastas da área de Entomologia Agrícola, especialmente professores, estudantes e pesquisadores. Considerando-se a carência de materiais atualizados relativos à Resistência de Plantas a Insetos no Brasil, este livro poderá representar uma importante contribuição. Os exemplos e imagens utilizados poderão facilitar o aprendizado sobre essa importante ferramenta de controle de artrópodes-praga.

ISBN: 978-85-7133-089-4.


Utilização do parasitoideTamarixia radiata como componente do manejo integrado do huanglongbing

José Roberto Postali Parra, Alexandre José Ferreira Diniz, Jaci Mendes Vieira, Gustavo Rodrigues Alves
2017

O huanglongbing (HLB/greening) é atualmente a maior ameaça à competitividade da citricultura devido ao seu poder destrutivo, dificuldade de controle, e porter se tornado nas últimas duas décadas um problema mundial ao ser detectado em importantes regiões citrícolas das Américas, tais como Brasil, EUA, México, Cuba, Costa Rica e Argentina, além dos tradicionais países do continente asiático e africano onde a doença já estava presentedesde o século passado. A boa notícia é o sucesso do manejo do HLB obtido em diversospomares do cinturão citrícola paulista nos últimos anos, e que foi determinante para lograr resultados positivos principalmente quando a adoção das medidas de controle no pomar são implementadas de forma integrada e com rigor. O pacote de manejo do HLB prevê o uso de mudas sadias, inspeção e eliminação de árvores com sintomas e o controle de Diaphorina citri, de forma integrada, com as ações de remoção do inóculo da doença e o controle da população depsilídeo infectivo nas áreas externas, com o objetivo de reduzir a migração do vetor, principalmente, nas bordas dos pomares comerciais manejados. De acordo com o Fundecitrus, em 2017 a área de pomares das principais variedades de laranja é de 402.566 hectares e a incidência de HLB em 16,92% das plantas contaminadas no parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais.A iniciativa do autor, Prof. Dr. José Roberto Postali Parra, de editar o livro: “Utilização do parasitoide Tamarixia radiata como componente do manejo integrado do HLB” é uma ferramenta valiosa e complementar na luta contra a doença, pois supre uma importante lacuna ao compilar o conhecimento gerado na pesquisa com maestria pelo pesquisador e sua equipe do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP.Essa importante publicação coroa o sucesso do trabalho liderado pelo renomado pesquisador, cuja vida foi dedicada à citricultura brasileira e auxiliará e servirá como exemplo para que outras entidades, empresas e citricultorespossam seespelhar e também construir novos laboratórios de Controle Biológico de Tamarixia radiata, com objetivo de reduzir a população de D.citri em áreas sem manejo e onde o controle convencional seja impraticável. Antonio Juliano Ayres, Gerente Geral do Fundecitrus.

ISBN: 978-85-68170-03-8.


Pragas Agrícolas e Florestais na Amazônia

Neliton Marques da Silva, Ricardo Adaime & Roberto Antonio Zucchi
2016

Produzir alimentos de forma sustentável na Amazônia, região de maior diversidade biológica do Planeta, é um grande desafio. Limitações estão associadas ao incipiente conhecimento que se detém a respeito da influência dos fatores ecológicos sobre as interações biológicas nesse bioma, especialmente no que diz respeito ao aspecto fitossanitário, resultando em decisões de manejo muitas vezes equivocadas para determinados cultivos agrícolas. Nesse aspecto, reveste-se de maior relevância as espécies vegetais regionais, que cumprem importante papel na segurança alimentar e nutricional e na geração de renda da população na Amazônia. E preocupa o fato de inexistirem, para muitos dos cultivos importantes na região, defensivos agrícolas registrados para controle das principais pragas. O livro Pragas Agrícolas e Florestais na Amazônia é uma resposta a essa lacuna, pois reúne informações sobre as pragas dos principais cultivos agrícolas e florestais na região amazônica. Trata-se de uma obra que pretende incrementar significativamente o conhecimento dessa fundamental temática para a Amazônia, provendo, inclusive, subsídios relevantes para a atuação de profissionais envolvidos diretamente com o manejo de pragas na região.

Brasilia: EMBRAPA, 2016. 608p.

ISBN: 978-85-7035-472-3


Pragas Introduzidas no Brasil: insetos e ácaros

Evaldo Ferreira Vilela e Roberto Antonio Zucchi
2015

Tema relevante para o agronegócio no Brasil, as ameaças fitossanitárias são discutidas neste livro que aborda a quarentena, o trânsito de vegetais, a análise dos custos das introduções, os danos e o controle de insetos e ácaros introduzidos no Brasil desde o início do século XX. O número de pragas introduzidas aumentou muito nos últimos anos no Brasil e a mais recente, Helicoverpa armigera, causou enormes prejuízos. O livro trata ainda do monitoramento das pragas quarentenárias, não presentes no Brasil, monitoramento este que contribui para evitar o risco de sua introdução no país. O Brasil tem a oportunidade de ampliar a produção de alimentos, fibras e madeiras para todo o mundo, mas terá que preservar a condição fitossanitária do território nacional. Esta obra, com 55 capítulos e 127 autores, é uma valiosa contribuição para todos os interessados em defesa fitossanitária. FEALQ, Piracicaba. 908p.ISBN: 978-85-7133-079-5


Ecological Modelling Applied to Entomology

Cláudia Pio Ferreira and Wesley A. C. Godoy
2014

Insects, when studied from the ecological perspective, provide a great opportunity for scientific studies emphasizing population theory. The simple fact of being successful organisms for their ability to colonize different habitats or even for their high reproductive potential, increases the interest of ecologists in conducting studies focused on population and community level. Mathematical models are powerful tools that can capture the essence of many biological systems and investigate ecological patterns associated to ecological stability dependent on endogenous and exogenous factors. This proposal comes from the idea of adding experiences of researchers interested in working at the interface between mathematical and computation theory and problems centered on entomology, showing how mathematical modelling can be an important tool for understanding population dynamics, behavior, pest management, spatial structure and conservation. New Delhi, India. Springer International Publishing. 262p.

ISBN: 978-3-319-06876-3


Insect Bioecology and Nutrition for Integrated Pest Management

Antônio Ricardo Panizzi and José R. P. Parra
2012
The field of insect nutritional ecology has been defined by how insects deal with nutritional and non-nutritional compounds, and how these compounds influence their biology in evolutionary time. In contrast, Insect Bioecology and Nutrition for Integrated Pest Management presents these entomological concepts within the framework of integrated pest management (IPM). It specifically addresses bioecology and insect nutrition in modern agriculture. Written for graduate students and professionals in entomology, this book covers neotropical information in three sections:
 - General Aspects: Basic bioecology and insect nutrition; artificial diets; insect/plant interactions; insect symbionts; the interface of chemical ecology with the food; and insect cannibalism
 - Specific Aspects: Specific feeding guilds of insects including ants, social bees, leaf chewers, seed suckers, seed chewers, root feeders, gall makers, detritivorous feeders, pests of storage grains, fruit flies, aphids, endo- and ectoparasitoids, predators, crisopids, and hematophagous insects
 - Applied Aspects: Host plant resistance and the design of IPM programs in the context of insect bioecology and nutrition

 Much of the research on which these chapters were written was done in Brazil and based on its neotropical fauna. The complexity and diversity of the neotropics provides enough data that readers from all zoogeographical regions can readily translate the information in this book to their specific conditions. The book’s value as an entry point for further research is enhanced by the inclusion of approximately 4,000 references. Florida, USA. CRC Press. 750p.

ISBN: 978-1-4398-3708-5


Páginas